Sem categoria

Leucina e Derivados no Câncer

O Câncer ou Neoplasia, é a segunda doença que mais mata em todo o mundo, e muitas pesquisas são desenvolvidas para inovar os métodos de tratamento das suas complicações.

No âmbito da Nutrição, os estudos são focados em determinar como os nutrientes dos alimentos atuam contra os efeitos deletérios do câncer.

A célula cancerígena possui um metabolismo incomum e muito acelerado, ou seja, a taxa de proliferação destas células é muito maior do que as células saudáveis. Para isso, ocorre muita utilização de glicose como substrato energético.

Esse hipermetabolismo celular, acaba por refletir no metabolismo do indivíduo que tem o câncer em estados mais avançados. A pessoa perde muito peso, entra em um estado catabólico altíssimo, perde o apetite, tem seu paladar alterado e passa ter seu estado inflamatório aumentado. Este processo é denominado de caquexia.

Como forma de tratar o efeito cabólico excessivo da caquexia associada ao câncer, a leucina e seus derivados como o HMB, parecem ser uma alternativa. Contudo, há um receio de ofertar esses nutrientes de forma isolada, pois, ambos estimulam a via de síntese tecidual AKT/mTor.

Os estudos com células neoplásicas mamárias de ratos, demonstram que a privação de leucina de fato reduz a proliferação destas células. Enquanto os estudos com HMB tanto em células neoplásicas de ratos e de humanos reduzem o efeito catabólico da caquexia sem alterar a taxa de proliferação destas células.

A partir destes resultados, o HMB parece ser uma alternativa mais promissora em comparação com a leucina, contudo, é preciso que mais estudos sejam replicados para seja possível ter certeza de uma utilização segura na prática.

“Este texto foi escrito por BRYAN STOLZE, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.