Sem categoria

Saúde mental: Fatores Nutricionais e suas implicações

A associação entre consumo adequado, qualidade nutricional dos alimentos e o bem estar psicológico é bem relevante. Desse modo, estudos sugerem que a microbiota intestinal pode modular o eixo cérebro-intestino através de vias, como por exemplo o nervo vago, possuindo potencial de influenciar a função cerebral através da biodisponibilidade de neurotransmissores e metabólitos neuroativos. Desta forma, a saúde intestinal pode interferir diretamente nas mudanças comportamentais.

Assim, há síntese considerável de neuromoduladores, como Serotonina e Dopamina no intestino, porém esses neurotransmissores vinculados com bem estar e prazer, em grande maioria não ultrapassam a barreira hematoencefálica. Mas como a produção intestinal pode modular a ação cerebral? Há indícios que, além do nervo vago conseguir realizar o transporte Intestino-Cérebro, bactérias ditas benéficas podem produzir precursores e compostos ativos, como ácidos graxos de cadeia curta, que por sua vez conseguem ter ação cerebral. Além disso, a permeabilidade do intestino alterada provoca maior translocação bacteriana sistêmica, gerando maior inflamação e diminuindo a produção e ação dos neurotransmissores. Prova disso, é que indivíduos que estão com sobrepeso ou obesidade possuem perfis de bactérias diferentes das pessoas saudáveis. Ademais, existem diversos estudos demonstrando relação entre depressão, enxaquecas e doenças neurodegenerativas com saúde intestinal.

Lógico que distúrbios comportamentais é uma complicação multifatorial e, portanto, a função do nutricionista é imprescindível para melhora do estado emocional, a partir da intervenção no que diz respeito às suas competências, que são intervenções nutricionais. No entanto, vale salientar que a há causas psicológicas, onde também alteram parâmetros fisiológicos e devem ser acompanhadas por um psiquiatra/psicólogo, pois são os profissionais que têm autoridade para tal, na medida que investigam as funções mentais no comportamento individual e social.

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.