Sem categoria

ZMA Sono e Cansaço!

ZMA: O Zinco e o Magnésio

A maioria dos ZMA são compostos apenas pelos minerais zinco e magnésio e a vitamina B6 (piridoxina). O magnésio e o zinco são minerais que participam de diversos processos como antioxidantes, cofatores enzimáticos e como moduladores de receptores de membrana dos neurônios. No sistema nervoso central existem dois receptores extremamente importantes para a excitação do neurônio pós-sináptico: o NMDAR e o GABAAR, enquanto o primeiro é um receptor glutamatérgico e controla o influxo de sódio e cálcio e efluxo de potássio, o segundo é um receptor gabaérgico que controla a entrada de cloro. O magnésio e o zinco possuem ação inibitória do receptor NMDA, o magnésio possui ação estimulante do receptor GABAa e o zinco a capacidade de facilitar a liberação de GABA na fenda sináptica. Além disso o magnésio consegue modular a liberação de glutamato e inibir a expressão da substância P (um indutor da inflamação). Desta forma, ambos minerais são importantes no processo de hiperpolarização e controle da excitação neuronal.

Vitaminas do complexo B

Já um novo produto da SNC Sports possui também vitaminas do complexo B (vitamina B3, vitamina B6, vitamina B9 e vitamina B12), que são essenciais para o metabolismo da homocisteína e, consequentemente, para produção de neurotransmissores (serotonina, melatonina, ácido gama-aminobutírico, norepinefrina e epinefrina). A vitamina B6 (piridoxina) precisa ser convertida em sua forma ativa, a piridoxal 5’-fosfato, para servir como cofator nos processo de conversão da homocisteína em cisteína e da cisteína em taurina, evitando possível acúmulo de homocisteína, além de ser cofator enzimática nas etapas de conversão da dopa em dopamina, do 5-HTP em serotonina e do glutamato em ácido gama-aminobutírico. A vitamina B3 (na forma de nicotinamida) evita o desvio de rota do triptofano e inibe a enzima TDO (responsável pela degradação do triptofano). Já a vitamina B12 (cobalamina) serve como “transportadora” dos grupos metil durante as reações do metabolismo da homocisteína, enquanto que a vitamina B9 (ácido fólico) serve como estrutura para DHF, THD, metileno THD e 5-MTHF (componentes do metabolismo da homocisteína.

Evidências Científica

Estudos em humanos mostram o benefício da suplementação de magnésio na melhora da higiene do sono, melhorando parâmetros de sono e inclusive aumentando a melatonina sérica. Apesar de existirem poucos estudos com suplementação de zinco para sono, ele é um mineral bastante estudado em situações de transtornos de depressão, com resultados positivos, mostrando um possível efeito clínico (sinérgico com o magnésio) para melhora do sono. Algumas das vitaminas do complexo B também mostram benefícios em redução de sinais de fadiga, depressão e na melhora do sono. Apesar de não existirem estudos com a composição inteira do ZMA da SNC Sport, existem mecanismos de ação que justifiquem sua possível aplicabilidade para o sono, assim como estudos em humanos que mostram a eficiência da suplementação de alguns dos ingredientes isoladas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.