Sem categoria

Suplementação na terceira idade

Sabe-se que o envelhecimento é um processo natural do ser humano e que todos estão propícios a passar por esta fase, além disso, o número de pessoas que atingem a terceira idade está aumentando cada vez mais, e isso é perceptível ao comparar o índice de expectativa de vida atual com a década passada. Estes dados fazem com que mais indivíduos, tanto jovens quanto idosos, busquem preservar a saúde, visando sempre a qualidade de vida e o bem-estar.

Segundo a ciência, o envelhecimento é um processo biológico decorrente de alterações fisiológicas que acontecem no corpo humano. Isso porque durante este processo ocorre a perda da capacidade de renovação das sequências de DNA, levando assim a diminuição das funções de alguns tecidos e órgãos. Dentre essas alterações fisiológicas, a alteração na composição corporal é mais frequente entre os idosos.

Alguns estudos mostram que a suplementação de whey protein para a composição corporal em indivíduos idosos é altamente efetiva, visto que este suplemento é capaz de estimular a síntese proteica e favorecer a hipertrofia muscular, além de complementar o aporte proteico da alimentação. Outros estudos mostram também que a suplementação de creatina em idosos é eficaz para amenizar os sintomas da sarcopenia, devido a sua capacidade de promover a diferenciação e a proliferação das células satélites, participando assim da recuperação muscular.

Porém, é importante ressaltar que para identificar a suplementação ideal para as determinadas alterações fisiológicas do indivíduo, o acompanhamento com um profissional da área é imprescindível.

Este texto foi escrito por Emanuel Borges, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutrição@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.