Sem categoria

Suplementação de Ômega 3 no tratamento da Depressão

Depressão é uma síndrome de etiologia multifatorial. Estudos tem indicado que 40% dos casos de depressão estão associados a condição genética e os outros 60% são resultado do estilo de vida não saudável (SULLIVAN et al, 2000). Dentre esses fatores, o uso de cigarros, dietas ricas em açúcar refinado e gorduras saturadas, estresse, sedentarismo e obesidade corroboram para que indivíduos apresentem aumento do cortisol, aumento de citocinas, proteínas pró-inflamatórias (PCRus) e estresse oxidativo. Todos esses fatores, parecem estar associados à neuro inflamação, que é o fator mais estudado atualmente como desencadeador e promotor da depressão.

Estudos recentes propõe que a oferta de ômega 3 a partir do óleo de peixe reduz o risco de depressão pós-parto, melhoram o humor e previnem o surgimento da depressão tardia em adultos de meia idade e idosos, em virtude de agirem sinergicamente combatendo o estresse oxidativo, a neuroinflamação, melhorando a saúde vascular, e promovendo neuroproteção.

Outra aplicabilidade do uso de ômega-3 é nos pacientes com câncer, visto que estes ácidos graxos parecem favorecer a redução das complicações do tratamento quimioterápico, em especial da depressão. Segundo FREITAS, 2019, os metabólitos produzidos a partir dos ácidos graxos ômega-3 são capazes de aumentar a produção de b-endorfinas, serotonina e dopamina, promovendo ainda analgesia, redução das neuropatias e da fadiga, sendo recomendado o seu uso nestes casos.

O consumo de ômega-3 e a sua atuação na prevenção da depressão têm sido comprovados pela literatura científica, podendo ser utilizado como uma estratégia na terapia nutricional. Espera-se muito desta área de pesquisa nos próximos anos, pois há muita evidência correlacionando a suplementação de ômega 3 com doenças que até pouco tempo eram tratadas exclusivamente com medicamentos.

Este texto foi escrito por Amanda Carneiro, integrante da equipe de Nutrição da SNC – Salvador, baseado em artigos científicos.

Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.