Sem categoria

Emagrecimento além do balanço energético

Quando se trata de emagrecimento, o primeiro ponto que se pensa é o balanço energético negativo, ou seja, o consumo calórico deve ser menor que o gasto. Porém, o que realmente é interessante para o indivíduo que busca a perda de peso é a CONSISTÊNCIA. Dessa forma, a perda de peso muito rápida pode negligenciar alguns parâmetros importantes e favorecer o famoso “efeito sanfona” que pode agravar as complicações metabólicas.

Atualmente, os estudos sobre saúde intestinal têm demonstrado bastante relevância para a saúde como um todo. Com isso, falar de emagrecimento e não mencionar o intestino é uma estratégia falha. Assim, estudos sugerem que a microbiota intestinal tem potencial de modular a disponibilidade de neurotransmissores associados com o bem estar e isso influencia diretamente o comportamento. Logo, é necessário também dar atenção ao bom estado emocional, visto que o processo de emagrecimento pode implicar em mudanças comportamentais significativas. Além do mais, a saúde intestinal está relacionada com diversos parâmetros consideráveis.

Outro ponto de extrema importância é a resistência insulínica (RI), visto que geralmente o público com sobrepeso têm grande probabilidade de sofrer com compulsão alimentar. Dessa forma, quando a RI está em um quadro muito avançado o processo metabólico de obtenção energética pode estar comprometido, acentuando mecanismos fisiológicos da compulsão. Ademais, inúmeros estudos evidenciam que a restrição alimentar também agrava o quadro de compulsão, não sendo uma boa escolha para o emagrecimento.]

Portanto, além dos pontos mencionados, deve-se considerar critérios importantes como PRODUTIVIDADE. Com isso, é preciso atentar-se a indisposição e estresse das pessoas submetidas ao processo, devemos então adotar estratégias para reduzir esses efeitos. Logo, percebemos que as promessas de resultados rápidos estão longe dos parâmetros de saúde.

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.