Sem categoria

Suplementação de carboidratos no pós treino

Atualmente, muito se discute sobre a suplementação de carboidratos no meio esportivo, seja para a composição corporal e/ou melhora do desempenho. De fato, os carboidratos são reconhecidos por serem importantes substratos no fornecimento energético em modalidades esportivas, entretanto, os seus benefícios para praticantes de diversas modalidades esportivas podem ir muito mais além.

Após a sua ingestão, os carboidratos são quebrados no trato digestivo como glicose, sendo utilizados como energia ou armazenados no fígado e no tecido muscular como glicogênio. Em uma sessão de treinamento vigorosa, ocorre uma maior expressão da enzima glicogênio fosforilase, responsável por degradar o volume de glicogênio presente no músculo. Neste momento, a síntese de glicogênio é mais lenta enquanto a degradação aumenta.

Em contrapartida, após o exercício físico, ocorre uma maior translocação dos receptores de glicose para a membrana das células musculares, o que facilitará a captação do carboidrato ingerido para realizar a ressíntese de glicogênio. Baixos estoques de glicogênio muscular estão diretamente relacionados com a queda no desempenho esportivo, mediante a baixa produção de adenosina trifosfato (ATP), moléculas energéticas responsáveis por fornecer energia para as atividades celulares.

Alguns estudos demonstram que embora a suplementação de carboidratos no pós treino não aponte uma diferença estatisticamente significativa para o estímulo da síntese proteica, a utilização de carboidratos de rápida absorção, como a dextrose e a maltodextrina, nesse período é eficaz para diminuir a degradação de proteínas. Dessa forma, a utilização de carboidratos após sessões intensas de treinamento pode ser uma estratégia interessante para a ressíntese de glicogênio como também na diminuição da degradação de proteínas.

Este texto foi escrito porEmanuel Borges, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mailnutrição@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).



Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0