Por que a whey hidrolisada é diferente das demais?

Certamente você já ouviu falar sobre a whey protein e sobre os seus três diferentes tipos – a concentrada, a isolada e a hidrolisada. Mas afinal, você sabe por que a whey hidrolisada é diferente das demais?

A primeira diferença está no processo de fabricação. A whey hidrolisada passa por um processo chamado de hidrólise, onde são formados peptídeos, que são fragmentos de proteínas, onde dois ou mais aminoácidos estão ligados através de ligações peptídicas. A segunda diferença está na absorção. Por já se apresentar em uma forma “pré-digerida” a whey protein hidrolisada possui uma absorção mais rápida e facilitada. 

Um outro ponto importante está no transporte dos peptídeos presentes na whey hidrolisada, que é possível através da presença de um transportador de peptídeos, o PepT1, presente no nosso intestino. Esse transportador permite a passagem desses peptídeos de forma intacta até a corrente sanguínea, favorecendo a atividade destes fragmentos, exercendo efeitos significativos na recuperação muscular, ressíntese de glicogênio (a forma em que a glicose é armazenada no músculo para gerar energia para a contração muscular), melhora do sistema imunológico e de outros parâmetros clínicos.

E, por fim, uma outra diferença é que a whey protein hidrolisada apresenta um menor desvio de aminoácidos em comparação com as demais. Em alguns casos, os aminoácidos presentes na whey concentrada ou isolada poderão ser direcionados para outros órgãos onde há uma maior necessidade. Isso pode influenciar em até 25% do turnover proteico, já que boa parte destes aminoácidos, que seriam utilizados para a síntese de proteínas, serão desviados para outras vias. Como a whey hidrolisada possui em sua grande maioria os peptídeos bioativos, o desvio de aminoácidos é menor, já que os aminoácidos desviados são os aminoácidos livres.

Este texto foi escrito por Emanuel Borges, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mailnutrição@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *